Ignorar Cabeçalhos

Página Preferências

Anterior
Anterior
Seguinte
Seguinte

Utilize esta página para especificar as seguintes definições no Discoverer Viewer:

Administrador de Consultas

As preferências do Administrador de Consultas permitem a definição de limites ao tempo de conclusão das consultas. Utilize estas preferências para limitar o tempo de execução das consultas do Discoverer. As preferências definem limites de tempo e dimensão para os dados durante a respectiva obtenção a partir da base de dados.

Avisar se o tempo previsto para a consulta exceder:

Seleccione esta opção para que o Discoverer apresente uma mensagem se a estimativa do tempo de conclusão da consulta exceder o número de segundos aqui especificado.

Impedir que a execução das consultas demore mais de:

Seleccione esta opção para que o Discoverer cancele as consultas cuja execução exceda o tempo aqui especificado. O Discoverer apresentará uma mensagem a informar se a consulta excede o tempo especificado e, em seguida, cancelará a consulta. Seleccione esta opção se as consultas de execução prolongada afectarem o desempenho do servidor.

Limitar os dados de consulta obtidos a:

Esta opção define o número máximo de linhas que serão obtidas nas consultas. Se a consulta da base de dados exceder o número de linhas necessário, o Discoverer apresentará uma mensagem a informar que não foram obtidos todos os dados e que, consequentemente, é possível que os dados apresentados não estejam completos.

Obter dados em grupos de:

Seleccione esta opção se a base de dados contiver tabelas de grandes dimensões com muitas linhas, cuja obtenção possa ser demorada. Com um valor nesta opção, o Discoverer obtém as linhas de dados em incrementos e não na totalidade. Quanto mais reduzido for o número de linhas obtido em grupo, mais rápida será a obtenção inicial. A dimensão por omissão de 100 linhas do grupo de dados corresponde às 10 primeiras páginas de dados com 10 linhas por página. É possível definir o número de linhas por página na "Página Apresentar Folha".

Cancelar a obtenção da lista de valores após:

Utilize este campo para definir o tempo de espera máximo para a obtenção dos valores de uma lista de valores por parte do Discoverer.

Unidade de Medida

Unidade de medida para PDF

Utilize a lista pendente para seleccionar uma unidade de medida para apresentação de ficheiros PDF (por exemplo, polegadas ou centímetros).

Etiqueta do Eixo

Mostrar Etiqueta do Eixo

Utilize esta lista pendente para seleccionar se as etiquetas do eixo são apresentadas ou não (ou seja, Sempre, Nunca, Folha) do seguinte modo:

Dados de Resumo

A utilização de dados de resumo permite o carregamento mais rápido dos dados com os quais o utilizador trabalha mais frequentemente. Quando são pedidos dados para uma folha, o Discoverer verifica primeiro as tabelas de resumo configuradas pelo gestor do Discoverer para determinar se os dados gravados satisfazem o pedido e, nesse caso, carrega rapidamente os dados apropriados. Se os dados das tabelas de resumo não corresponderem ao pedido, o Discoverer redirecciona o pedido para a base de dados e executa a consulta através da utilização dos dados da base de dados.

As preferências disponíveis dependem da existência de suporte da base de dados a vistas materializadas.

Nas bases de dados que suportam vistas materializadas, estão disponíveis as seguintes opções:

Sempre, quando disponíveis

Seleccione esta opção se os dados sensíveis ao factor tempo não forem importantes para a análise de dados. O Discoverer Viewer obtém e apresenta os dados gravados nas vistas materializadas, independentemente de os dados estarem actualizados ou não.

Só quando os dados de resumo não estão desactualizados (desnecessários)

Seleccione esta opção se os dados sensíveis ao factor tempo forem necessários para as folhas. Se os dados das vistas materializadas estiverem desactualizados (desnecessários), o Discoverer Viewer não utiliza as vistas materializadas para o pedido de consulta. O Discoverer Viewer redirecciona o pedido de consulta para a base de dados e utiliza os dados mais recentes para a folha.

Nunca

Seleccione esta opção se pretender que o Discoverer Viewer ignore sempre as Tabelas de Resumo e utilize os dados mais recentes.

Nas bases de dados que não suportam vistas materializadas, estão disponíveis as seguintes opções:

Sempre, quando disponíveis

Seleccione esta opção se os dados sensíveis ao factor tempo não forem importantes para a análise de dados. O Discoverer obtém e apresenta os dados gravados nas tabelas de resumo, independentemente de os dados estarem actualizados ou não.

Quando os dados de resumo forem mais recentes que nn dias

Seleccione esta opção quando os dados sensíveis ao factor tempo forem necessários para as folhas. Especifique o número de dias a partir da última actualização de dados. Por exemplo, se estiver a analisar dados mensais através da utilização das tabelas de resumo, é necessário certificar-se de que os dados têm menos de trinta dias. Se os dados das tabelas de resumo não tiverem sido actualizados no período especificado, o Discoverer Viewer não utiliza as tabelas de resumo para o pedido de consulta. O Discoverer Viewer redirecciona o pedido de consulta para a base de dados e utiliza os dados mais recentes para a folha.

Aviso: Não utilize tabelas de resumo se trabalhar normalmente com os dados mais actualizados da base de dados. Os dados gravados nas tabelas de resumo mantêm-se constantes até serem actualizados com novos dados. As tabelas de resumo devem ser actualizadas periodicamente, para incorporar os dados novos. O administrador da Base de Dados cria as tabelas de resumo com base no tipo de dados e no tipo de consultas mais frequentes. Normalmente, as tabelas de resumo destinam-se a consultas nas quais a agregação e a apresentação de dados são muito demoradas. Outras consultas, em que a agregação e a junção de dados sejam menos demoradas, as tabelas de resumo poderão não ser necessárias. Consulte o administrador da Base de Dados se pretender utilizar tabelas de resumo.

Detecção de Fan-Trap

Um fan-trap ocorre quando os itens de dados de duas pastas não estão relacionados directamente (por exemplo, uma ID de Cliente), mas entre eles existe uma relação baseada nos itens de dados de uma terceira pasta.

O Discoverer detecta e decifra automaticamente consultas fan-trap potenciais em várias instruções de SQL, para obter os resultados normais esperados. Sempre que o Discoverer não consegue decifrar um fan-trap, o Discoverer impede a execução da folha e apresenta uma caixa de diálogo com uma mensagem de aviso.

Se a detecção de fan-traps for desactivada, o Discoverer continuará a detectar as configurações de fan-traps potenciais e a decifrá-las através da geração do SQL correcto e da apresentação dos dados correctos da folha. Se o Discoverer não conseguir decifrar um fan-trap, apresentará os dados da folha e não apresentará a caixa de diálogo com a mensagem de aviso. É possível que a desactivação da detecção de fan-traps resulte numa consulta baseada numa configuração de fan-trap não decifrável e na geração de resultados que poderão ser ambíguos.

Para obter mais informações sobre fan-traps, consulte o Manual do Utilizador do Oracle Business Intelligence Discoverer Plus.

Activar a detecção de fan-trap

Utilize esta caixa de selecção para activar a detecção de fan-traps.